Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Saiba quem eram os pacientes que morreram à espera de UTI em Goiânia

Severino Santos, Katiane Silva e Janaína de Jesus morreram enquanto aguardavam atendimento em Goiânia. Famílias lutaram na Justiça em busca de vagas.

Severino Santos, Katiane Silva e Janaína de Jesus morreram na última semana enquanto aguardavam vagas para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiânia. As famílias relataram que lutaram na Justiça para conseguir atendimento adequado, mas o serviço de saúde pública não forneceu a tempo.

No caso de Severino Santos, a Justiça determinou, um dia antes de sua morte, que o serviço público estadual ou municipal o transferisse para um leito de UTI em até quatro horas. Caso não houvesse vaga disponível na rede pública, a decisão judicial estabelecia que o paciente fosse transferido para um hospital privado, com os custos cobertos pelo SUS. A Justiça fixou uma multa de R$ 5 mil por hora de descumprimento, limitada a R$ 50 mil. No entanto, a decisão não foi cumprida.

Severino Santos

Severino Ramos Vasconcelos Santos, de 63 anos, morreu em Goiânia aguardando vaga de UTI — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Severino Ramos Vasconcelos Santos, de 63 anos, morreu em Goiânia aguardando vaga de UTI — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Severino Ramos Vasconcelos Santos, de 63 anos, era aposentado. Ele morreu no sábado (23) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu.

Lúcia afirmou que a família recorreu ao Ministério Público para tentar agilizar a transferência para uma UTI. “A gente fez a denúncia no Ministério Público. Foi tudo uma burocracia. Aí, ontem saiu. Tinha até quatro horas para liberar a vaga. Passaram as quatro horas, não liberaram. Entramos de novo, não liberaram. Ele acabou falecendo hoje, às 7h15 da manhã”, disse a familiar.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou que o paciente apresentava um quadro relacionado à fratura ortopédica e estava sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, que realizava buscas por vagas na rede SUS, incluindo hospitais estaduais 

Deixe seu comentário:

Peça sua música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música